Pular para o conteúdo
Voltar

Corregedor-geral da DPMT toma posse na Academia Mato-Grossense de Direito

A cerimônia para a instalação da entidade, que visa produzir conhecimento científico na área do direito, será na quinta-feira (29), na ocasião, os primeiros membros serão empossados
Márcia Oliveira | Assessoria de Imprensa/DPMT

Corregedor-geral da DPMT, Márcio Dorilêo - Foto por: Bruno Cidade
Corregedor-geral da DPMT, Márcio Dorilêo
A | A

O corregedor-geral da Defensoria Pública de Mato Grosso, Márcio Dorilêo, toma posse nesta quinta-feira (29/8), às 20h, na Casa Barão, como membro de uma das 40 cadeiras da Academia Mato-Grossense de Direito (AMD), que será instalada na mesma ocasião. A proposta da entidade é promover debates, intercâmbio técnico-científico, cultural e social, na área do direito.

A Academia será presidida pelo advogado Fábio Capilé e terá como vice-presidente o advogado Marcelo Theodoro. A secretária-geral será a juíza Amini Haddad; o secretário-geral adjunto, o advogado Armindo de Castro e o tesoureiro, o advogado Evandro dos Santos. Tomarão posse inicialmente 21 “acadêmicos” e posteriormente outros serão convidados, por edital.

Dorilêo afirma que se sentiu honrado pelo convite e que essa é mais uma responsabilidade assumida com orgulho. “Estarei ao lado de homens e mulheres responsáveis pelo progresso das ciências jurídicas no Brasil e em outros países. Será um espaço de construção, reflexão, cooperação e difusão de conhecimento. Na qualidade de defensor público e professor, quero contribuir com o aperfeiçoamento de institutos jurídicos e fortalecimento das instituições”.

O defensor informa que terão assento na AMD juízes, advogados, defensor, promotores. E que a instituição será apresentada aos presentes, na cerimônia de instalação da Academia, logo após a composição da mesa de abertura do evento. Em seguida haverá apresentação cultural, a posse, pronunciamentos e o encerramento do evento com um coquetel.

O critério estabelecido para integrar a AMD é o de ter trabalhos relevantes no campo do direito em Mato Grosso, conhecimento jurídico notório e ou dinamismo. A seleção dos próximos integrantes será feita em Assembleia Geral. A solenidade será na sede da Casa Barão, na avenida Barão de Melgaço, 3869, Centro, em Cuiabá.

O nome de Dorilêo foi escolhido pela diretoria, que enviou uma carta para informá-lo do convite. “A sua trajetória de dedicação, competência, compromisso ético, produção intelectual e de profissionalismo foram reconhecido por todos os membros fundadores da Academia. Por isso, seria uma grande honra contarmos com a sua presença, na qualidade de membro titular”, diz trecho do carta, assinada pelo presidente e os outros quatro membros.