Ouvidoria participa da 1ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas

O evento ocorreu de 10 a 13 de março, em São Paulo. Cristiano Preza, ouvidor-geral da DPMT, representou a Instituição no evento

Ouvidor Cristiano Preza representou a Instituição na 1ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas, realizada na semana passada, em São Paulo - Foto por: Divulgação

A Ouvidoria da Defensoria Pública de Mato Grosso participou da 1ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas do Brasil, realizada em São Paulo, de 10 a 13 de março.

O ouvidor-geral da DPMT, Cristiano Preza, representou a Instituição no evento. No encontro, promovido pelo Conselho Nacional de Ouvidorias, foram realizadas palestras, eleição da nova diretoria e diversas atividades, como visita a movimentos.

“Foi uma ótima reunião, na qual tivemos a oportunidade de discutir as formas de melhorar o atendimento aos usuários nas Defensorias Públicas e a relação com os movimentos sociais”, afirmou Preza.

A abertura do evento contou com a presença da corregedora-geral da Defensoria Pública de São Paulo, Cristina Gonçalves, e do defensor público-geral, Davi Eduardo Filho.

“Tivemos a oportunidade de abordar os critérios de definição de hipossuficiência para o atendimento em todos os estados, tema que já vem sendo debatido em várias Defensorias Públicas e no Congresso, tendo como referência o estudo da professora de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Luciana Gross Cunha”, destacou o ouvidor.

Posteriormente, ocorreu o seminário “Justiça e Democracia” com a presença de Kenarik Boujikian, desembargadora aposentada do TJSP e cofundadora da Associação Juízes para a Democracia.

Na reunião, também foi realizada a eleição da nova Diretoria do Conselho Nacional de Ouvidorias, sendo reeleita como presidente a ouvidora-geral da Defensoria do Acre, Solene Costa.

“Conhecemos várias práticas exitosas desempenhadas pela Ouvidoria-Geral da DPE-SP, como a ação em prol do movimento Social realizada na Ocupação São João 588, onde aconteceu também a última posse popular dos defensores públicos de São Paulo”, disse Preza.

No fechamento da agenda, ocorreu uma reunião com Eduardo Suplicy, ex-senador e atualmente vereador na capital paulista, que se colocou à disposição para lutar, juntamente com o Conselho Nacional de Ouvidores, pela implantação das Ouvidorias Externas nas 13 Defensorias Públicas que ainda não têm esse importante órgão auxiliar da Defensoria e de voz ativa da sociedade civil.

“Foi muito proveitosa essa 1º Reunião em São Paulo, na qual discutimos e aprovamos vários encaminhamentos em prol da melhoria da qualidade dos atendimentos aos assistidos de todas as Defensorias. É um novo tempo, nova Diretoria, desafios e objetivos. Nasce uma nova identidade visual e construção de ideias de poder contribuir cada vez mais com o órgão que está sempre ao lado do povo mais vulnerável”, ressaltou o ouvidor.

Participantes – Além da Ouvidoria de Mato Grosso, a reunião contou com a presença de representantes das Defensorias Públicas do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Pará, Piauí, Rondônia, Ceará, Distrito Federal, Acre e Bahia.