Pular para o conteúdo
Voltar

Defensoria Pública abre concurso para interessados em criar nova identidade visual do órgão

O primeiro colocado receberá prêmio em dinheiro no valor de R$ 1 mil e certificado de primeiro lugar no concurso. As inscrições começam dia 29 de março
Márcia Oliveira | Assessoria de Impensa da DPMT

Defensoria Pública abre concurso para interessados em criar a identidade visual do órgão - Foto por: Bruno Cidade
Defensoria Pública abre concurso para interessados em criar a identidade visual do órgão
A | A

A Defensoria Pública de Mato Grosso lançou concurso público para escolha de sua nova identidade visual. A ideia da Instituição é estabelecer uma nova marca, logomarca e logotipo que expressem objetivos e valores que fundamentam a existência do órgão, tais como os de prestar atendimento à população carente, de forma plural e democrática; materializando direitos humanos e acesso à Justiça.

O concurso oferecerá ao primeiro lugar um prêmio em dinheiro no valor de R$ 1 mil e o certificado de participação no processo. Os segundo e terceiro lugares, receberão certificados. Podem participar da competição os brasileiros adultos. Os três autores das propostas com maior pontuação serão classificados de acordo com avaliação técnica. Vencerá em primeiro lugar a proposta com maior pontuação.

A Comissão Julgadora do certame escolherá os trabalhos com base em cinco critérios estabelecidos no Edital do Concurso 01/2021, que são: criatividade, comunicabilidade, originalidade, aplicabilidade, visibilidade e relação da identidade visual da proposta com os objetivos e valores da DPMT. Para cada item os julgadores poderão pontuar de 0 a 10.

O defensor público-geral, Clodoaldo Queiroz, afirma que a Defensoria Pública passa por um processo de transformação, em vários aspectos, com o objetivo principal de estar mais acessível e mais próxima da população. 

“Faz parte desse processo a definição de uma identidade visual própria, que demonstre aos usuários dos nossos serviços que a Defensoria pertence a eles, que está ao lado deles para o que precisarem e é o órgão público com o qual sempre poderão contar. Optamos pelo concurso público para ampliar as possibilidades de ideias, e também, para trazer uma visão externa acerca do que a nossa instituição representa”, disse.

Inscrições - Os interessados em participar do concurso poderão inscrever-se do dia 29 de março de 2021 até as 23h do dia 19 de abril de 2021, com o envio das propostas para o e-mail: comissaoorganizadora@dp.mt.gov.br ou ainda por meio de protocolo da proposta na sede administrativa da DPMT, localizada na Rua 2, esquina com a Rua C, setor A, quadra 4, lote 4, no Centro Político Administrativo (CPA), das 12h às 18h.
 
Os participantes podem concorrer individualmente ou em grupo e podem apresentar várias propostas. No ato da inscrição devem apresentar formulário de inscrição, que está em anexo ao Edital, preenchido, junto com as propostas da marca, do logotipo e da logomarca. Elas devem ser feitas com a paleta na tonalidade verde, cor oficial da DPMT, em três diferentes versões: multicolorida; monocromática (tons de cinza) e preto e branco.
 
A logomarca deverá conter obrigatoriamente a inscrição “Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso”, podendo ela ter uma versão com pictograma ou apenas alltype. O trabalho deve ser entregue vetorizado, preferencialmente no Adobe Illustrator. Mas também pode ser entregue em outro software de criação vetorial, desde que tenha uma versão em PDF.
 

O memorial descritivo das peças deverá registrar o objetivo e comunicação pretendida com a logomarca; explicar os elementos e escolha do que a compõe (símbolo, pictograma, letras, etc); trazer as variações na forma de apresentação da logomarca, apresentação de aplicação vertical e horizontal; as cores utilizadas com códigos nas tabelas CMYK, RGB e Pantone, além da aplicação da logomarca em fundos neutros, escuros, cromáticos, com fotos, e os demais que achar pertinente para uma melhor visualização.

As inscrições são gratuitas e os custos referentes ao material e produção das peças são por conta do participante. As propostas serão analisadas a partir do dia 29 de abril e no dia 5 de maio de 2021 será feita a divulgação dos três trabalhos classificados. A premiação e entrega de certificados está marcada para o dia 7 de maio de 2021. Clique aqui e leia o Edital completo.