Defensoria Pública e Escola Superior promovem webinário sobre Mulheres e Prisões na sexta-feira

O evento será virtual, gratuito e composto por três palestras que abordarão problemas da prisão provisória de mulheres, violência contra mulheres na prisão e penas alternativas
Marcia Oliveira | Assessoria de Imprensa da DPMT

Evento será aberto ao público inscrito e gratuito - Foto por: Gustavo Carmo
Evento será aberto ao público inscrito e gratuito

A Defensoria Pública de Mato Grosso (DPMT) e a Escola Escola Superior do órgão convidam a população a participar do seminário virtual “Mulheres e Prisões: desafios brasileiros no contexto pós-pandemia”, que acontece na sexta-feira (27/8), a partir das 13h de Cuiabá. O webinário será transmitido por videoconferência, pela plataforma Zoom.

Os interessados em participar podem se inscrever por este link. O evento terá como palestrantes a integrante da Universidade de Michigan/EUA, Ashley Lucas, o integrante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Antônio Carlos de Castro Neves Tavares e a representante da Pastoral Carcerária, Rosilda Ribeiro, além de coordenadores de mesa e debatedores atuantes na temática da Defesa da Mulher e do Sistema Prisional.

Além da DPMT e da Escola Superior, organizam o evento a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Oeste 2 (CNBB),  a Pastoral Carcerária Regional Oeste 2 e o  Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por meio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF).

Palestras - Após a abertura às 13h, terá início a primeira apresentação, com o tema “Problemas da Prisão Provisória de Mulheres no Brasil e Aplicação de Penas Alternativas”, a ser proferida por Neves Tavares, mediada pelo diretor da Escola Superior, Fernando Soubhia e debatida pela desembargadora Maria Erotides Baranjak.

A palestra seguinte tratará do tema “As Múltiplas Face da Violência contra a Mulher na Prisão”, a ser proferida por Rosilda, mediada pela professora e assessora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Patrícia Soares, tendo como debatedora a defensora pública, Rosana Leite. Por último, será tratado o tema “Experiências Internacionais na Reintegração Social de Mulheres Presas”, com a palestrante Ashley. O debatedor será o juiz Geraldo Fidélis e a mediadora, Kátia Miranda da UFMT.

Entre os intervalos das palestras, os organizadores do evento homenagearão duas pessoas, o padre Osvaldo Scotti e a senhora Laudelina Perón Kestrinz. As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas. Para ver a programação completa acesse aqui.