Defensoria Pública participa da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social em Vera

O defensor público Ubirajara Vicente Luca, que é coordenador do Núcleo de Sorriso e cumula a comarca de Vera, ministrou uma palestra de 30 minutos no evento na sexta-feira passada (27 de agosto)

- Foto por: Arte: Gustavo Carmo/DPMT

A Defensoria Pública de Mato Grosso participou da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social na última sexta-feira (27), às 7h, em Vera (458 km de Cuiabá). O defensor público Ubirajara Vicente Luca representou a Instituição no evento, ministrando uma palestra de 30 minutos aos mais de 100 participantes.

O defensor recebeu o convite do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Vera e discorreu sobre o primeiro eixo da conferência – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.

“Esse direito social, que é a assistência social, é um dos direitos em que a Defensoria Pública tem uma forte presença de atuação, tendo em vista que os usuários desses serviços são muitos dos nossos assistidos”, destacou Luca.

Para o defensor público, que coordena o Núcleo de Sorriso e também atua na comarca de Vera, a conferência municipal é um evento importante para agregar os usuários e todos os agentes da assistência social, de modo a levar as demandas municipais para a esfera estadual e, posteriormente, para o âmbito nacional.

“A participação da Defensoria Pública nesses eventos fortalece esse eixo de atuação. Então, considero de bom proveito a nossa participação”, pontuou.

Sediada no Centro de Eventos Olimpio Giacomelli, a 13ª Conferência Municipal foi dividida em cinco eixos e teve o seguinte tema: Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social.