Mais de 100 pessoas buscaram atendimento da Defensoria Pública no VG mais Ação

Organizadores informam que pelo local circularam cerca de 600 pessoas e que cada uma delas recebeu cinco tipos diferentes de atendimento. Ao todo, 47 órgãos e empresas privadas prestaram serviços como consulta médica, corte de cabelo e distribuição de cestas-básica
Marcia Oliveira | Assessoria de Imprensa da DPMT

Atendimento durou uma manhã e pelo local passaram mais de 600 pessoas - Foto por: Divulgação
Atendimento durou uma manhã e pelo local passaram mais de 600 pessoas

Mais de 100 pessoas foram atendidas pela Defensoria Pública de Mato Grosso, no primeiro mutirão para auxílio ao público carente de Várzea Grande, após o início da pandemia. O evento organizado por voluntários do VG + Ação, começou às 8h e seguiu até 12h de sábado (16/10), na escola municipal Joaquim da Cruz Coelho, no bairro Serra Dourada. Em 90% dos casos, a comunidade buscou a declaração de hipossuficiência para renovar a segunda via de documentos.

Na ocasião, a equipe do órgão, composta pelo defensor público Marcelo Leirião, Fabiana Pires, Marisa Ortega e Pâmella Coneza, garantiu que as pessoas do bairro e do entorno, agilizassem procedimentos, que podem levar até 120 dias para serem concluídos, em situações normais. Já, quando feitos num mutirão, o prazo para os casos mais demorados cai para até 90 dias. Além da Defensoria Pública, outros 47 órgãos e empresas prestaram atendimento gratuito a quem esteve no local.

Pâmela explica que, para que uma pessoa carente receba a isenção da taxa para a emissão da segunda via de documentos, ela deve ir até a Defensoria buscar o atestado de hipossuficiência. De posse do documento, ela vai até um cartório ou a um Ganha Tempo, para dar entrada no pedido. Em situações normais, entre o trânsito de um órgão para outro, já se perde tempo e se o documento original foi emitido em outro Estado, o processo num cartório pode demorar até 120 dias, exemplifica.

“Para o órgão participar desses mutirões é muito importante pois garante agilidade para a resolução da falta de documentação atualizada de pessoas que, trabalham durante a semana, têm dificuldades de acesso aos órgãos e mesmo, falta de dinheiro para sair do bairro. Estando todos os serviços num único local, evita que elas percam tempo andando de um lugar para o outro. Conseguir a isenção na DP e abrir o pedido de um novo documento no cartório,  num único lugar, reduz o tempo de solução do problema”, explica.

Além da procurada declaração de hipossuficiência, que evita o pagamento de uma taxa de quase R$ 80 para ter a segunda via de um RG ou certidões, no mutirão as pessoas puderam acessar informações sobre o andamento de processos, receber orientações sobre como proceder, quais documentos levar para abrir procedimentos, tanto nas áreas cível como criminal, entre outros.

Pâmella lembra que num mutirão, outra das vantagens é que o atendimento ocorre no local onde as pessoas moram ou próximo deles. “Aqui a Defensoria fez atendimento de moradores do Serra Dourada, do Jardim Glória I e II, do São Benedito e do Ikaraí. “Atendemos pessoas simples, carentes que têm dificuldades de se locomover, num lugar onde receberam tratamento humanizado, além de vários outros serviços. Para o órgão é muito importante participar de iniciativas como essas”, explica.

Para a autônoma Celma da Costa Santos, que procurou a DPMT para ter acesso a informações de um andamento processual, poder resolver várias demandas num único local é facilitar a vida de quem tem pouco tempo e pouco dinheiro. “Só de poder ter acesso a todos esses serviços aqui já me senti feliz. Fiquei muito satisfeita, os atendimentos foram nota dez”.

VG + Ação - A coordenadora do evento, Marciany Bustamante, explica que cerca de 600 pessoas passaram pelo mutirão e cada uma delas recebeu cinco atendimentos. “Contabilizamos uma oferta de 3 mil atendimentos e os serviços mais procurados foram: o de oferta de cesta-básica, distribuímos 300, consulta médica, exame de vista, segunda via de documentos, massagem, corte de cabelo, atendimento com psicólogo e por último, a área da estética. Quero aproveitar a ocasião e agradecer a participação da Defensoria, pois ela estendeu a mão ao povo”, disse.

Marciany informa que na sexta-feira (22/10) os organizadores irão se reunir para avaliar onde será o próximo mutirão. Ela informa que já tem 25 pedidos para que o evento ocorra nos mais diversos bairros de Várzea Grande. Ela lembra que o evento ocorre desde 2017, quando voluntários se uniram para prestar serviços sociais. Desde então, até março de 2020, 23,1 mil pessoas foram atendidas no VG + Ação, que é feito em parceria com a Rádio Estação VG FM 105,9.