Evento na sede marca encerramento das atividades em 2021; atendimento vai funcionar em regime de plantão no recesso forense

Cerimônia, que ocorreu ontem (dia 17) na sede do órgão, no Centro Político Administrativo de Cuiabá, foi marcada por emoção e agradecimentos pelos serviços desempenhados durante o ano; Defensoria Pública continuará funcionando em regime de plantão, com escala reduzida de servidores, durante o recesso forense – de 20 de dezembro de 2021 a 6 de janeiro de 2022

- Foto por: Alexandre Guimarães/DPMT

Nesta sexta-feira (17), na sede da Defensoria Pública de Mato Grosso, no Centro Político Administrativo de Cuiabá, ocorreu a cerimônia de encerramento das atividades da Instituição em 2021. Durante o recesso forense, de 20 de dezembro de 2021 a 6 de janeiro de 2022, o órgão vai funcionar em regime de plantão, com escala reduzida de servidores.

O evento contou com a presença do defensor público-geral, Clodoaldo Queiroz, do primeiro subdefensor público-geral, Rogério Borges Freitas, da secretária executiva, Maria Luziane Ribeiro de Castro, do defensor público Air Praeiro Alves, e dos servidores lotados na sede, que receberam os membros da Instituição com uma sonora salva de palmas.

“Parece que foi ontem que começamos esse ano. E olha só, 17 de dezembro, estamos aqui finalizando. Na última reunião aqui no auditório, dia 1º de novembro, até brinquei que me sinto como um piloto de um grande avião, que tem que dar o comando para poder aterrissar. E hoje já estamos no solo, com as portas abertas”, afirmou Freitas, no discurso inaugural.

O primeiro subdefensor-geral explicou que a cerimônia estava sendo realizada de forma improvisada, na rampa e nos corredores do prédio, já que o auditório Defensora Pública Rejane Iara Snidarsis estava com equipamentos.

“Sou muito grato a todos por ter conseguido chegar até aqui, junto com a equipe que temos. E é a Deus que eu agradeço, em primeiro lugar, por ter conseguido tudo o que nós conseguimos em 2021. Todos, sem exceção, vestem a camisa da Defensoria, e tenho um orgulho muito grande de ter vocês como meus colaboradores, meus colegas de trabalho”, disse.

Na sequência, o defensor-geral agradeceu a todos pelo trabalho desempenhado ao longo do ano e também nos três anos da atual gestão – que teve início em 2019.

“Quero que vocês saibam que nós reconhecemos que vocês se esforçam muito porque, às vezes, nós cobramos bastante, cobramos trabalho demasiado para a quantidade de pessoas, cobramos pouco tempo para desenvolver o trabalho, mas é porque nós temos essa pressão em cima da gente”, declarou.

De acordo com Queiroz, como a Defensoria Pública presta um serviço essencial, fornecendo assistência jurídica gratuita à população, mas ainda não está presente em todas as comarcas do estado, existe uma influência muito grande por parte da sociedade e do meio político para ampliar o atendimento.

“É uma pressão enorme, de todos os lados, todos os dias. Para que possamos fazer essa ampliação, esse desenvolvimento, precisamos do trabalho de cada um de vocês. Nós que estamos aqui, na sede, desenvolvemos essa atividade-meio, somos condição essencial para que essa atividade finalística possa se desenvolver onde já está e crescer”, sustentou.

A valorização dos servidores do órgão sempre foi prioridade para a atual gestão. “Desde 2019, nós colocamos como uma de nossas metas melhorar tudo, em relação ao tempo que vocês passam dentro da Defensoria Pública. Valorizar, não só no sentido financeiro, mas valorizar mesmo no sentido humano da palavra”, destacou Queiroz.

Logo em seguida, a secretária executiva da Instituição, Maria Luziane Ribeiro de Castro, agradeceu a todos os servidores pelo profissionalismo e trabalho incansável no decorrer do ano.

“O sentimento que temos é de gratidão mesmo. Gratidão a cada um, por cada trabalho, pelo amor que é colocado naquele parecer, naquele processo, naquele andamento. Todos aqui colocam amor e esse amor está dando frutos. Da nossa parte, somos parceiros. Vamos continuar ano que vem, queremos avançar muito na valorização do servidor, melhorando as condições de trabalho, reorganizando a carreira”, enfatizou.

A defensora pontuou que algumas áreas administrativas vão ter um espaço mais propício para trabalhar no Pantanal Business, prédio que foi alugado este ano e está passando por adequações para abrigar todos os Núcleos da área cível de Cuiabá, de forma inédita, na avenida do CPA.

“Feliz Natal para todos, para todas! Um 2022 com muitas alegrias, muito sucesso para todos nós!”, arrematou.

Após os discursos, a Administração ofereceu um coffee break a todos os membros e servidores como forma de agradecimento pelos serviços prestados durante todo o ano.