Defensoria Pública reinaugura prédio, adaptado para deficientes e climatizado, na segunda-feira (16/5)

O local passou por uma reforma geral em toda a estrutura e agora o cidadão pode esperar por atendimento em local refrigerado, com maior segurança e adequado para deficientes
Marcia Oliveira | Assessoria de Imprensa da DMPT

Prédio foi reformado e fica no Centro da cidade - Foto por: Divulgação
Prédio foi reformado e fica no Centro da cidade

O defensor geral de Mato Grosso, Clodoaldo Queiroz, reinaugura o prédio do Núcleo da Defensoria Pública em Chapada dos Guimarães, 68 km de Cuiabá, na segunda-feira (16/5), às 16h30. O local passou por reformas gerais na pintura, estrutura, sinalização, segurança e iluminação. E agora, conta com espaço climatizado para o atendimento ao público, além de banheiro próprio para deficientes.

O Núcleo atende - além da população do município, estimada em 22.521 habitantes pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano de 2021 - a dos municípios de Nova Brasilândia, 3.656 habitantes; Planalto da Serra, 2.637 habitantes e Região de Manso.

O prédio está em local de fácil acesso e localização, no Centro da cidade, em frente ao Fórum e próximo ao Ministério Público Estadual. E ocupa uma área de 188,50 metros quadrados na avenida Rio da Casca, sem número. O local tem capacidade para recepcionar 25 pessoas sentadas e o atendimento é feito por dois defensores e suas equipes, um na área cível e outra na área criminal.

O coordenador do Núcleo, defensor público Willian Felipe Zuqueti, informa que atua há dez anos em Chapada dos Guimarães e essa reforma veio para aprimorar as condições de trabalho e garantir conforto para o cidadão que busca atendimento presencial. Ele lembra que quando chegou, usavam duas salas cedidas pela Prefeitura e que, há seis anos, mudaram para o atual prédio, agora reformado.

“Com a mais recente reforma, o que já estava bom ficou ainda melhor. Os assistidos têm banheiros melhorados na recepção, com acessibilidade para portadores de deficiência. E as condições de trabalho também ficaram melhores. Agora temos móveis próprios, pois os anteriores eram cedidos pelo Fórum. Assim, está tudo padronizado, bem ambientado, proporcionando conforto, tanto para a equipe, quanto para os assistidos”, avalia.

A equipe local informa que o maior número de atendimentos na comarca é prestado na área cível, em temas relacionados a conflitos de família tais como pedidos de alimentos para os filhos e divórcio entre os casais. Nos três primeiros meses do ano foram feitos 695 atendimentos na área cível e 260 na área criminal. O atendimento criminal é prestado pela defensora pública Paula Fernandes.

Além dos atendimentos presenciais, o Núcleo faz atendimentos virtuais pelo site da Defensoria Pública, pelo link Atendimento Online e também pelo telefone e aplicativo do whatsapp. Para falar com por e-mail com a equipe escreva para:  nucleodechapadadosguimaraes@dp.mt.gov.br. Para ligar ou mandar mensagens, os telefones são: Recepção: 65 99612-6642; Plantão: 65 99610-2316; Núcleo Criminal 65 99613-9812; Núcleo Cível: 99615-5223.

Para a reinauguração foram convidadas as autoridades locais da Prefeitura Municipal, da Câmara Municipal, do Fórum, do Ministério Público e de órgãos como a Polícia Militar, Polícia Civil e a população.

O que: Reinauguração do Núcleo de Chapada dos Guimarães

Quando: Segunda-feira (16/05), às 16h30

Onde: Avenida Rio da Casca, sem número

Mais informações: 65 98165 2223.