Pular para o conteúdo

A Ouvidoria Geral da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso foi criada pela Lei Complementar nº 398, de 20 de Maio de 2010. É um órgão auxiliar da Defensoria Pública do Estado, de promoção da qualidade dos serviços prestados pela Instituição, com o objetivo de melhorar cada vez mais a atuação dos Defensores Públicos mediante auxílio e controle social exercitado pela Ouvidoria-Geral, conjugada com a participação livre e organizada da sociedade civil, buscando a excelência no atendimento ao cidadão, para que esse possa exercer livremente seu direito de manifestação através de encaminhamentos de reclamação, comentário, elogio, pedido de informação, orientação ou sugestão sobre as atividades desenvolvidas pela Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso.

Torna-se dessa forma um canal de comunicação entre a população e a Defensoria Pública, no qual, recebe sugestões, reclamações, denúncias, críticas, elogios, adotando as providências pertinentes e informando os resultados aos interessados.

Sendo um órgão de estímulo e facilitação de diálogo e interação entre Defensoria Pública e Sociedade Civil. Além disso, promove atividades de intercâmbio com a Sociedade Civil e dissemina formas de participação popular no acompanhamento e fiscalização da prestação dos serviços realizados pela Defensoria Pública.

Para exercer a função de Ouvidor-Geral da Defensoria Pública de Mato Grosso, no biênio 2019/2020, foi eleito o advogado Cristiano Nogueira Peres Preza. A escolha foi feita pelo Conselho Superior da Instituição, após sabatina com os três candidatos mais indicados por instituições da sociedade civil organizada, habilitadas para votar.