Defesensoria Pública do Estado de Mato Grosso

Sexta, 28 Abril 2017 13:22 Última modificação em Sexta, 28 Abril 2017 13:33

Defensora Pública participa da I Conferência Regional de Saúde das Mulheres

Escrito por
Defensora Pública Lindalva de Fátima Ramos, durante palestra promovida na Conferência Regional. Defensora Pública Lindalva de Fátima Ramos, durante palestra promovida na Conferência Regional.

A Defensora Pública Lindalva de Fátima Ramos, que atua na comarca de Barra do Garças, ministrou uma palestra com o tema “Vulnerabilidade e Equidade na Vida e na Saúde das Mulheres” durante a I Conferência Regional de Saúde das Mulheres, que ocorreu nos dias 26 e 27 de abril de 2017.

Lindalva iniciou sua falta enaltecendo a importância do tema, estando assegurado constitucionalmente o direito à vida e à saúde (artigos 5º e 196, CF) e legalmente Lei 8.080/90. Apontou ainda a importância de pensar, entender e aceitar a mulher como um indivíduo autônomo.

Em seguida, a Defensora exemplificou quais mulheres podem se estar neste estado de vulnerabilidade, sendo principalmente as adolescentes e jovens, negras, donas de casa, profissionais do sexo, índias, trabalhadoras rurais, idosas, drogaditas. “Essas mulheres, em determinados casos, vivem com baixa ou nenhuma autoestima e com sentimento de culpa. Em seus relacionamentos, regra geral, existe submissão moral, intelectual, financeira e até existencial”, pontuou.

Prosseguindo em sua fala, questionou como garantir os direitos sexuais e reprodutivos em face da autonomia das mulheres e sua diversidade. Neste tema fora enaltecida que a sexualidade da mulher é individual e não social, e a maternidade deve ser uma escolha e não uma obrigação.

Por fim, Lindalva apontou algumas soluções para esta problemática. “O uso de anticoncepcional masculino (vasectomia, preservativo, pílula, injeção); dispositivo intrauterino; laqueadura a critério da mulher; palestras em escolas de ensino fundamental e médio, sobre direitos sexuais e reprodutivos; atendimento regular e eficaz dentro das cadeias e presídios femininos; garantia da realização de aborto legal (em caso de estupro, risco de morte e anencéfalo); capacitar médicos, enfermeiros e técnicos para um olhar e atendimento humanizado aos pacientes, em especial das mulheres e LGBT, e, ampliar e aprimorar as Redes de Atendimento para que possam falar entre si, não só por papel, mas com diálogo aberto”, explicou.

Paulo Radamés

Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso